domingo, 3 de novembro de 2019

Seguro Desemprego no Japão

Olá pessoal, tudo bem? Faz muito tempo que não posto nada aqui, porém em setembro do ano passado arrumei um emprego numa empresa em Tokyo. O meu tipo de contrato era de experiência, ou seja, valia somente por mais 3 meses. Porém após completar os 3 meses, acabou que fiquei renovando o contrato de 3 em 3 meses e nunca fui efetivada completamente. Após 1 ano e 1 mês nessa de renovar o contrato, finalmente por motivos pessoais resolvi não renovar mais.
Uma semana após o meu último dia de trabalho, recebi uns documentos da empresa pelo correio, com todos os detalhes do meu desligamento. O motivo (que neste caso foi o término do contrato), o valor que recebi de cada mês e algumas informações sobre a empresa.

Levei todos esses documentos no Hello Work mais perto da minha casa, que no caso é o de shin-yokohama (perto dos bombeiros e atrás do estádio). Levei junto com minha caderneta bancária, duas fotos 3x4, meu cartão do my number e o inkan.

Após alguns minutos de espera fui muito bem atendida pelos funcionários do Hello Work que me explicaram tudo com muita paciência e calma, porém tudo em japonês. Se você não domina o idioma recomendo que vá acompanhado de um tradutor.

O valor que você vai receber e o tempo que vai ficar recebendo depende do motivo do desligamento, ou seja, se você pediu demissão, se você foi demitido, ou se simplesmente o contrato acabou.

Como citei acima, o meu motivo seria o último (término do contrato). Neste caso, irei receber o seguro desemprego por 90 dias. A cada 4 semanas o valor (que será calculado com base na idade, tempo de contribuição e salário que recebia) é depositado na sua conta. O meu valor foi de 5.340 yens por dia, se contarmos 30 dias o valor que eu receberei por mês é de 160,200 yens.

A cada 4 semanas você tem que ir até o Hello Work prestar conta, como, se está procurando emprego, se fez entrevista etc. É muito importante não falta na data e hora marcada senão o dinheiro não é depositado na sua conta.

No geral é isso, porém como cada caso é um caso, se vocês tiverem alguma dúvida deixe nos comentários que eu respondo com o maior prazer!!!

Até a próxima pessoal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fim da Jornada

 Olá pessoal, este provavelmente será o meu último post! 2020 não foi fácil para ninguém!! Porém 2021 recebemos uma proposta de emprego irre...