sábado, 15 de setembro de 2018

Tirando carteira de habilitação - Parte 2

Tirando carteira de habilitação - Parte 2

Olá pessoal, essa é a continuação do post Tirando carteira de habilitação - Parte 1.

A segunda parte é basicamente a prova prática de direção. Vou contar pra vocês como foi comigo.

Como eu sei falar um pouco de japonês, eu fui sozinha mesmo, mas pra quem não sabe falar nada, acho interessante levar um tradutor ou alguém da auto escola.

Minha prova estava agendada para as 13:30 de uma terça-feira (note que as provas práticas são de segunda à sexta, ou seja, você terá que faltar no trabalho). Como eu estava ansiosa, eu cheguei ao meio dia no local. Fiquei esperando até as 13:00, quando eles abriram o guichê para quem vai traduzir a carteira estrangeira no balcão de número 13. São vários guichês, porém o meu guichê era o primeiro da esquerda para direita. Você irá apresentar seus documentos (carteira do Brasil, passaporte, zairyu card) e irá receber uma senha. 

Depois de receber a senha, você deverá ir até a pista, onde será realizada a prova. Você terá que aguardar até chamarem a sua senha. O resultado só será entregue, quando TODOS realizarem a prova, portanto não importa se você é o primeiro ou o segundo, você terá que aguardar o mesmo tanto que todo mundo.

A prova é bem simples, tem alguns videos no youtube que te ensinam as regras básicas então acredito que não seja muito complicado. Agora vou dar umas dicas pra vocês:

  1. Quando entrar no carro, faça os ajustes: ajuste o banco, os espelhos e coloque o cinto. Verifique se todos que estão no carro estão de cinto.
  2. Verifique o freio e o acelerador. Coloque o pé no freio e olhe pra ver se colocou o pé no lugar certo.
  3. Ligue o carro e dê seta pra sair. Somente depois, engate o carro e puxe o freio de mão. (NÃO ESQUEÇAM O FREIO DE MÃO!!!!)
  4. Siga normalmente, dirija como se estivesse na rua, acelere (não ande muito devagar).
  5. Antes de fazer qualquer conversão à esquerda, freie o carro quase que parando (à 5km/h) e vá virando devagar e olhando bem para os dois lados (pra ver se tem pedestre ou bicicleta).
  6. Quando for fazer um trajeto de uma rua bem estreita, faça as curvas bem abertas, senão você terá que dar ré pra passar. (aí você perde ponto)
  7. Quando tiver a placa de TOMARE (pare), pare o carro completamente. Olhe bem para os dois lados e só depois continue.
  8. Ande sempre na esquerda da faixa. Se andar na direita, perde pontos. À não ser que você vá virar à direita.
  9. A prova vale 100 pontos e cada erro ele vai tirando alguns pontos.
  10. Você precisa de 70 pontos para passar.
  11. O instrutor vai te falando o caminho, então aprenda pelo menos MIGUI (direita) e HIRARI (esquerda). 
  12. Eles são muito bonzinhos (em Kanagawa pelo menos), então não tenha medo.
  13. O teste serve pra ver se você sabe dirigir mesmo, pois você já é habilitado, então eles não são muito rígidos. Dirija como se você estivesse dirigindo no Brasil (só não entre na contra-mão), mas com cautela quando for virar à esquerda.
  14. Se estiver inseguro, agende uma aula prática para treinar. O instrutor irá te dar todas as dicas. Em kanagawa tem instrutor que fala inglês, mas você poderá levar um tradutor.
  15. Durante a prova você não poderá levar o tradutor. Será somente você e o instrutor no carro.
  16. Antes de fazer a prova, ele vai te chamar pra dar uma volta na pista.
Não se preocupe, a prova é muito simples e a maioria passa de primeira!
Eu tirei 90/100 e nem sou muito boa motorista kkkkkkk!!!

Se você for aprovado, você receberá sua carteira no mesmo dia. 
Boa sorte e se tiver alguma dúvida, deixe seu comentário abaixo!!!!


Byeeee

quarta-feira, 5 de setembro de 2018

Tirando Carteira de Habilitação - Parte 1

Oi pessoal, neste post vou falar um pouco sobre a tradução da carteira de motorista brasileira para a japonesa em Yokohama.

Primeira coisa, você terá que ir até a JAF mais perto da sua casa, levando seu passaporte e sua carteira de habilitação brasileira e solicitar a tradução da carteira. Este processo custa 3000 yens e demora cerca de 30 minutos.

Então você terá que juntar os seguintes documentos:

- Todos os seus passaportes (novo e antigos)
- Carteira de Habilitação brasileira
- Tradução da carteira (feita na JAF)
- Zairyu Card
- Prontuário emitido pelo DETRAN do seu estado (pode ser retirado pela internet)
- Comprovante de residência (Jiyumin Hyou), pode ser obtido na prefeitura ou se você tiver o cartão com chip do my number, pode ser retirado no combini

O local fica em FUTAMATAGAWA, para chegar lá, peguei o Sotetsu Line na estação de Yokohama e desci na futamatagawa station. De lá, fui andando até o local, demora em torno de 10 minutos.

DICA: chegue cedo, lá pelas 7:20, pois eles só atendem 10 pessoas por dia e o pessoal já fica fazendo fila antes mesmo de abrir (abre as 8:00).

Você vai chegar, fazer fila, quando abrir, você vai entrar e subir uma escada rolante para o terceiro andar. Chegando lá você vai para o guichê 12, escreve seu nome na lista de espera.

O processo demora um pouco, você vai ficar lá até umas 11:00am no mínimo, então vá preparado, leve um livro, uma revista etc.

Você terá que apresentar os documentos, pagar uma taxa de 2480 yen e aguardar para fazer os seguintes exames:

- exame de vista
- exame escrito de leis de trânsito (em português).

O teste escrito contém 10 perguntas e para ser aprovado você precisa acertar 7. O teste é bem fácil, são perguntas óbvias, então não se preocupe, mesmo sem estudar é possível passar.

O teste é corrigido na mesma hora e em cerca de 15 minutos você obtém o resultado e a data da prova prática (geralmente é em 1 semana).

Então é isso. No próximo post vou falar sobre a prova prática. O processo de tradução é muito simples, não tem nenhuma complicação, basta seus documentos estar em dia. Se tiverem alguma pergunta, deixe seu comentário no post.

Até mais.

Fim da Jornada

 Olá pessoal, este provavelmente será o meu último post! 2020 não foi fácil para ninguém!! Porém 2021 recebemos uma proposta de emprego irre...