Olá pessoal, tudo bem? Faz muito tempo que não posto nada aqui, porém em setembro do ano passado arrumei um emprego numa empresa em Tokyo. O meu tipo de contrato era de experiência, ou seja, valia somente por mais 3 meses. Porém após completar os 3 meses, acabou que fiquei renovando o contrato de 3 em 3 meses e nunca fui efetivada completamente. Após 1 ano e 1 mês nessa de renovar o contrato, finalmente por motivos pessoais resolvi não renovar mais.
Uma semana após o meu último dia de trabalho, recebi uns documentos da empresa pelo correio, com todos os detalhes do meu desligamento. O motivo (que neste caso foi o término do contrato), o valor que recebi de cada mês e algumas informações sobre a empresa.
Levei todos esses documentos no Hello Work mais perto da minha casa, que no caso é o de shin-yokohama (perto dos bombeiros e atrás do estádio). Levei junto com minha caderneta bancária, duas fotos 3x4, meu cartão do my number e o inkan.
Após alguns minutos de espera fui muito bem atendida pelos funcionários do Hello Work que me explicaram tudo com muita paciência e calma, porém tudo em japonês. Se você não domina o idioma recomendo que vá acompanhado de um tradutor.
O valor que você vai receber e o tempo que vai ficar recebendo depende do motivo do desligamento, ou seja, se você pediu demissão, se você foi demitido, ou se simplesmente o contrato acabou.
Como citei acima, o meu motivo seria o último (término do contrato). Neste caso, irei receber o seguro desemprego por 90 dias. A cada 4 semanas o valor (que será calculado com base na idade, tempo de contribuição e salário que recebia) é depositado na sua conta. O meu valor foi de 5.340 yens por dia, se contarmos 30 dias o valor que eu receberei por mês é de 160,200 yens.
A cada 4 semanas você tem que ir até o Hello Work prestar conta, como, se está procurando emprego, se fez entrevista etc. É muito importante não falta na data e hora marcada senão o dinheiro não é depositado na sua conta.
No geral é isso, porém como cada caso é um caso, se vocês tiverem alguma dúvida deixe nos comentários que eu respondo com o maior prazer!!!
Até a próxima pessoal!