domingo, 30 de julho de 2017

Procurando onde morar - Parte 2

Olá pessoal! Este post é a continuação do primeiro post Procurando onde morar - Parte 1 (clique e confira!). 

Depois de escolher a casa/apê desejado no site, você deve entrar em contato com a imobiliária e agendar uma visita com um corretor para visitar o local. Todos os locais são reformados antes de ser alugados, são trocados os papéis de parede etc. Você sempre pode negociar com o proprietário por meio do corretor, caso não goste de alguma coisa, por exemplo, quando eu visitei a minha casa, notei que só havia ar condicionado na sala e solicitei que o proprietário instalasse no quarto. Obviamente ele não aceitou rs porém ele ofereceu em troca uma bela reforma na cozinha.

Cada imobiliária tem uma regra para fechar o contrato. Vou contar como foi no meu caso: 

O proprietário pode não aceitar a sua proposta, muitas vezes por não ser japonês eles não aceitam. O corretor me disse que por eu saber falar um pouco de japonês, ia facilitar o processo, pois quando têm reunião de condomínio ou algum problema relativo ao condomínio ou casa, se o inquilino não souber falar japonês complica um pouco pro proprietário. Mas claro que nem sempre é assim, isso é raro acontecer.

O proprietário aceitou a proposta na hora e demorou mais 15 dias para a reforma terminar e foi agendado o dia da mudança. Tivemos que pagar um aluguel de comissão para o corretor, uma taxa de mudança no valor de 50 mil ienes. O nosso fiador foi a empresa então não teve nenhum problema. Se você não tem fiador, talvez dificulte um pouco.

Se você não quer gastar muito no aluguel, ou não quer muita burocracia, sugiro que você alugue um apartamento do governo. Basta entrar no site da prefeitura de Yokohama, você irá encontrar as instruções em português, tanto no site quanto pelo telefone (045−228‐1752 em português ou inglês). Esses apartamentos são chamados de KODAN e o aluguel gira em torno de 50 mil ienes.
Neste site tem muitas informações úteis, que também vou citar aqui aos poucos.

Bom espero que tenha ajudado, se tiver alguma dúvida, deixe o seu comentário e eu responderei o mais rápido possível!!

Até mais!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fim da Jornada

 Olá pessoal, este provavelmente será o meu último post! 2020 não foi fácil para ninguém!! Porém 2021 recebemos uma proposta de emprego irre...